Lista X – 10 Séries Baseadas em Livros

Alô, pessoas da Terra!

Há algum tempo eu queria fazer este post, mas nunca lembrava na hora em que sentava na frente do computador. A verdade é que eu sou tão viciada em séries quanto em livros, e por isso adoro quando vejo um livro indo parar na telinha da TV. Separei uma lista com algumas séries que foram baseadas ou inspiradas em livros, algumas que assisto e outras que só conheço pelo nome – mas que está valendo mesmo assim. E vamos lá 😀

Game of Thrones – As Crônicas de Gelo e Fogo

GameofThrones

A série “Game of Thrones“, um dos maiores sucessos do canal HBO, é baseada na obra de George R. R. Martin, “As Crônicas de Gelo e Fogo“. Com quatro temporadas finalizadas e a quinta confirmada para ter início em 12 de abril, a série é sucesso de audiência no canal, com 18,4 milhões de expectadores na quarta temporada. O sucesso da série vem confirmado pela aclamação do público e da crítica, e a série já ganhou 14 prêmios Emmy. O próprio autor está entre os produtores da série, participando mais ativamente na produção e direção de alguns episódios. A série retrata a guerra sangrenta entre as famílias nobres de Westeros pelo controle do Trono de Ferro, que dará ao seu ocupante o domínio por todos os Sete Reinos. Ao mesmo tempo, acontecimentos no Norte, além da Muralha, e ao Leste, no continente de Essos, prometem tornar a vida dos moradores de Westeros ainda mais difícil. Apesar de muitos fãs do livro criticarem algumas alterações feitas na série, consigo gostar das duas mídias do mesmo jeito, e só não terminei a quarta temporada por pura preguiça.

The Vampire Diaries – Diários do Vampiro

LogoTVD3

A série de livros “Diários do Vampiro“, da autora estadunidense L. J. Smith, foi usada como inspiração por Julie Plec e Kevin Williamson para criar a série de TV “The Vampire Diaries“, que está em sua sexta temporada e já foi renovada até a sétima. Tendo lido os quatro primeiros livros da série e assistido até a metade da quarta temporada, posso confirmar que, apesar de ter se originado nos livros de L. J. Smith, a série de livros serviu mais como uma inspiração do que como um guia fiel, pois as diferenças entre as duas obras são visíveis e gritantes. É um dos poucos casos em que eu acabei gostando mais de uma adaptação do que do original, já que gostei mais da série que dos livros. “A série segue os eventos de Mystic Falls, Virginia, uma pequena cidade fictícia assombrada por seres sobrenaturais. O foco principal da série é o triângulo amoroso entre a protagonista, Elena Gilbert (Nina Dobrev) e os irmãos, Stefan (Paul Wesley) e Damon Salvatore (Ian Somerhalder).”. O sucesso da série fez com que ela ganhasse um spin-off, “The Originals“, focada na família Mikaelson.

True Blood – As Crônicas de Sookie Stackhouse

72248

Outra aposta da HBO foi na série de 13 livros de Charlaine Harris, “As Crônicas de Sookie Stackhouse“, que também envolve o universo dos vampiros, mas de forma mais “adulta”, por assim dizer. Em um mundo em que os vampiros cansaram de se esconder nas sombras e passaram a viver como membros da sociedade, graças à criação do “Tru Blood”, um sangue sintético que permite a alimentação alternativa dos sanguessugas, os moradores da pequena cidade de Bon Temps passam por certas dificuldades para aceitar estes novos tempos. A série é focada em Sookie Stackhouse, uma telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton. Assim como outras séries da HBO, eu não diria que é exatamente uma série “familiar”, já que envolve cenas de violência, sexo e drogas. Apesar de ter gostado bastante das duas primeiras temporadas e ter gostado da terceira e da quarta, acabei desanimando no começo da quinta e desisti da série sem aguardar o fim.

Pretty Little Liars

Pretty_Little_Liars_Logo

Os livros de Sara Shepard serviram de inspiração para I. Marlene King criar a série homônima, “Pretty Little Liars“. A série, focada no público teen, tem sua trama centrada em um grupo de amigas que, um ano após o sumiço da “líder” de seu grupo, Alison, começam a receber mensagens anônimas de “-A”, uma pessoa que parece saber todos os seus segredos, segredos que apenas Alison poderia saber, e ameaça expô-los.

The Secret Cirle – O Círculo Secreto

the_secret_circle_logo

Outra série de L. J. Smith adaptada para a TV, “The Secret Circle” foi cancelada após apenas a primeira temporada, por causa de sua baixa audiência. Com Kevin Williamson e Andrew Miller como criadores da série, TSC foi ao ar pela primeira vez em 15 de setembro de 2011, pela CW – mesmo canal de The Vampire Diaries. A série segue a vida de Cassie Blake, uma garota normal que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando sua mãe morre em um suposto acidente. Cassie se muda para uma pequena cidade, para morar com sua avó, e aos poucos descobre um grande segredo: ela faz parte de uma linhagem de bruxas, e alguns de seus colegas de classe estavam esperando sua chegada, para completarem a nova geração do Círculo Secreto.

Under the Dome – Sob a Redoma

Under-The-Dome-Logo-under-the-dome-34483793-1920-1080

Baseada no romance homônimo de Stephen King, a série “Under the Dome” foi desenvolvida por Brian K. Vaughan e vai ao ar pela emissora CBS. Com a segunda temporada finalizada e a terceira renovada para 2015, a série retrata a vida dos moradores da pequena cidade de Chester’s Mill, no Maine, que um dia acordaram e se depararam com uma estranha barreira rodeando toda a cidade, isolando-os do resto do mundo. Toda comunicação com o mundo exterior foi cortada e o pânico se instalou na cidade, afetando praticamente a todos. Um pequeno grupo de moradores resolve fazer o possível para manter a ordem na cidade, descobrir o que é aquela cúpula e como escapar de lá.

Gossip Girl

Gossip-Girl-Logo

Outra série da CW que foi baseada em livros é “Gossip Girl“, que teve sua origem nos livros de Cecily von Ziegesar. Finalizada na sexta temporada e com 121 episódios, a série acompanha a vida dos alunos das escolas de elite do Upper East Side de Manhattan, através do blog Gossip Girl. “A série, sobre jovens estudantes das escolas de elite no Upper East Side de Manhattan em Nova York, segue quando Serena van der Woodsen retorna à cidade após ter ficado seis meses fora em um internato e se mantido fora do alcance de amigos e conhecidos. Os acontecimentos e histórias de cada personagem são narrados em um site por uma blogueira anônima, que atende pelo pseudônimo ‘Gossip Girl‘”

The Lying Game

the_lying_game 1

Da mesma autora de Pretty Little Liars, “The Lying Game” ganhou adaptação para a TV pela ABC Family. A série gira em torno de duas irmãs gêmeas, que foram separadas ao nascer e, ao se reencontrarem, acabam assumindo a identidade uma da outra. Assim como em PLL, há uma série de dramas, segredos e reviravoltas envolvidos na história, mas a série não chegou a avançar muito e foi cancelada em sua segunda temporada.

Orange is the New Black

orange-is-the-new-black-poster

O livro de memórias de Piper Kerman foi utilizado para criar a série homônima “Orange is the New Black“, que é produzida e distribuída pela Netflix. Uma comédia dramática, com uma boa dose de humor negro, recebeu boas críticas e já tem sua terceira temporada confirmada. A série conta a história de Piper, que foi sentenciada a cumprir quinze meses em uma prisão feminina federal por se envolver no transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

The 100 – The 100: Os Escolhidos

The_100_logo

Outra série de livro que foi adaptada para a TV pela CW, “The 100” foi escrita por Kass Morgan. Seu romance distópico conta a história de um futuro em que a humanidade foi quase extinta após uma guerra nuclear, restando apenas 400 sobreviventes que se abrigaram em estações espaciais. Anos após a fuga dos humanos da Terra, a população aumentou, mas eles estão enfrentando problemas com a falta de recursos. Quando a situação já está quase fora de controle, cem jovens, prisioneiros por crimes cometidos na Arca (espaço que reúne todos os moradores das antigas estações espaciais), são enviados para a Terra, para descobrirem se a mesma já está habitável novamente. A série já está na sua terceira temporada, e o lançamento do terceiro livro está previsto para este ano.

Bônus: Elementary / House M.D. / Sherlock – Sherlock Holmes

elementary-10 HOUSE -- Pictured: Hugh Laurie as Dr. Gregory House -- NBC Photo: Timothy White sherlock1

E eu não poderia deixar de incluir aqui as inúmeras, infinitas, INFINDÁVEIS séries que foram baseadas em Sherlock Holmes, personagem de sir Arthur Conan Doyle. Seja em referências mais diretas, como em “Sherlock” e “Elementary“, ou mais sutis, como “House M.D.“, “Monk” e tantas outras séries sobre detetives, não há como negar que Sherlock Holmes ainda é uma grande fonte de inspiração do gênero, e um sucesso até hoje.

E é isso aí, espero que tenham gostado da lista! Alguma série que vocês acompanham, que foi baseada em livros, e eu esqueci de colocar na lista? Deixem nos comentários 🙂

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Anúncios

2 comentários sobre “Lista X – 10 Séries Baseadas em Livros

  1. Caverna Literária disse:

    Adoreeei o post! Tem muuuita série mesmo baseada em livros, pena que nem todas são fiéis, tipo Under the dome, falam que é totalmente diferente. Pretty Little Liars é outra que as personagens em si são um pouco diferentes, mas acho que no final acabam por serem irritantes da mesma forma kkk e ahh, queria muito ler the 100, porque a série pelo menos é maravilhosa! <333

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Um Caso Perdido", vem conferir!

    Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Oooi, Carol!
      Aaah, que bom que gostou *—-* Já há algum tempo eu estava planejando este post, então fiquei feliz quando finalmente consegui publicá-lo, hehe. Sim, nem todas as séries são fiéis, TVD é um exemplo, mas acho incrível que, pelo menos nesse caso, consigo gostar mais da série que dos livros. E também morro de vontade de ler The 100, e quero deixar para começar a série depois que tiver os livros, hehe.
      Beijos e ótima semana ❤

      Curtir

Confessionário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s