DIY: Mundo de Papel

Olá, pessoas da Terra!

Alguns meses atrás me deparei com o site Paper Toys, que, entre outras coisas, disponibiliza inúmeros monumentos de papel, que você pode imprimir e montar. Imprimi o primeiro monumento que me chamou a atenção, a Torre Eiffel, montei e acabei COMPLETAMENTE viciada. Por quase um mês eu passei os momentos livres no trabalho montando e colando monumentos, criando um mundo de papel na minha mesa, e viciando alguns outros amigos nessa brincadeira também. Então, pensei: por que não compartilhar com o pessoal do blog?

9_e7vpyih1b964wdrEXLR5w0MUXzH94Lo5F9BZczsGM

Afinal, acho que dá uma incrível decoração para as estantes dos leitores, e isso sem gastar praticamente nada. Como a Torre Eiffel foi a primeira que montei, resolvi fazer o passo a passo para montá-la aqui no blog.

4U8dHJxt7TofN5QzXcnzEUW2IO7JNF6bR5weAw3cPeg

MATERIAIS
– Modelo do monumento desejado (vou usar a Torre Eiffel)
– Tesoura
– Cola bastão (a cola líquida vai deixar o papel enrugado, além de demorar mais para colar)
– Estilete
– Um lápis (esqueci de colocar na foto, mas depois comento porque uso).

COMO MONTAR

1. Imprima o modelo no site do Paper Toys (papertoys.com). Em alguns modelos eles disponibilizam uma versão em alta resolução, que acaba sendo a melhor opção.
2. Recorte as quatro partes da Torre e use um estilete para retirar a parte central.

aasc

4. Dobre as partes laterais, onde será passada a cola, e o topo (apenas das partes sem o recorte para passar a cola) para dentro. Nas linhas indicadas em vermelho das quatro partes, faça um vinco para fora.

ba6wCDigoYcvTWYxUnNLIo2yjV6RoevVSxjBZVL5m2o

5. Comece a colar as quatro partes para dar forma à sua Torre. Para ficar mais fácil de manusear, eu colo de duas em duas, e só depois uno as quatro partes. Uma dica é começar a colar da segunda linha indicada em vermelho na imagem anterior (de baixo para cima), para garantir que essas linhas ficarão alinhadas. O modelo não está exatamente igualado, de forma que uma das partes fica ligeiramente mais alta que as outras, então a Torre ficaria torta se fossem usar o topo das partes para o alinhamento.
Como eu gosto de aplicar um pouco de pressão na hora de colar, para garantir que tudo vai ficar direitinho, é aqui que uso o lápis. Enquanto as partes estão soltas, eu consigo facilmente ficar com um dedo em cada lado do papel, pressionando levemente para garantir que tudo ficou colado. Mas na parte final, quando estou fechando a Torre, já não consigo mais manter o dedo por dentro, pelo menos não na parte da ponta. Então o que eu fiz foi colocar um lápis por dentro, para aplicar a pressão interna, e então pressionar por fora com o dedo. Tcharam õ/

P24Fn-M2Gv4EnN3dlh7QLwN19DzSpfUqeZ_AJ9CmHZk

6. Para finaliza, basta colar a parte quadradinha da ponta (dos lados em que não havia a dobra para colar) e por último colar as partes pontudas. E voilà, você tem uma miniatura da Torre Eiffel feita de papel!

Iw_F-tBuLCsYMiaS94Err--NUPMmBELyqvI4eqTG2-s

O site também tem alguns outros monumentos, como vocês podem ver, um mais bonito que o outro. Na falta do que fazer ou em busca de uma alternativa diferenciada para decorar os ambientes, vale a tentativa 😀

18 comentários sobre “DIY: Mundo de Papel

  1. Caverna Literária disse:

    😮 Gente, que liiiiiindo! Sério, ficou maravilhoso! Parece até que você montou a própria cidade, dá pra mimm UHAUH Super interessante esse site, ainda mais por dar dicas de como fazer, mas olha, só de ver o procedimento já cansei, não levo jeito pra isso não haha pra mim exigiria bastante paciência, mas pra quem gosta (que pelo visto nem é seu caso heh), deve ser mó relaxante, né? Adorei *-* pode ficar orgulhosa pela sua obra já UHAUH

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de “Prova de Fogo”, vem conferir!

    Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Oooi, Carol!
      Nossa, fiquei completamente apaixonada por montar essas coisinhas de papel, eu terminava um e já começava outro logo em seguida, lol. E agora eu amo esse cantinho da minha mesa ❤ E a parte de colar nem é tão complicada, a de cortar que é chatinha, HASUIDHASUIDHASUI. Mas faz parte do processo, então não tem como escapar. A única parte triste é que uma hora as opções acabam, aí fico sem ter o que fazer 😦 E sim, HASIDUHASDUIASHUDIHAUI, acaba sendo muito relaxante mesmo, eu me divertia montando *-*

      Beijos e ótima semana ❤

      Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Oi, Sara!
      São realmente lindinhos, não? Fiquei gamada demais *—–* E acredita que nem foi o caso? Tenho os meus na minha mesa há uns dois meses, não tive nenhum problema com amassados. Meu problema, na verdade, está na cola – começaram a soltar em alguns cantinhos, aí fico colando novamente vez ou outra. Mas aí não sei se é problema da cola que usei, se usei pouco ou o que, hehe.
      Beijos e ótima semana!

      Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Ooi, Gabi!
      Aah, que bom que gostou *——-* Eu realmente me apaixonei por esses paper toys, foi uma alegria só ficar cortando e montando. E acredita que lembrei de ti enquanto estava fazendo o post? Pensei que tu poderia montar com seu irmão, já que lembrei da árvore de Natal de revista, hehe. Espero que se divirtam ❤
      Beijos e ótima semana :3

      Curtir

  2. Paula Mirella disse:

    Vale dizer que eu ESTOU COMPLETAMENTE APAIXONADA POR ESSAS MINIATURAS?! ❤ Gente do céu, quanto amor em um post só! Eu vim aqui casualmente dá uma conferida em um comentário que eu mesma fiz, e você me aparece com essa em minha tarde livre! *-*
    Não sei nem o que falar. Eu tô correndo atrás de tantos materiais para decoração de estantes e nunca esse site me passou pela cabeça nem apareceu feito mágica para mim. É uma pena, porque eu já teria deixado-o congestionado por minhas visitas frequentes HAHAHAHA É simplesmente um artificio perfeito, Liah! Muitíssimo obrigada por essa ideia.
    Além de quê, amo-te mais por ter usado como exemplo a Torre. ❤ Sou apaixonada pela França, pela cultura parisiense e esse modo de deixá-la de certo modo grudadinha em mim, foi um presente! Jajá estarei lá no site pra conferir tudo.
    Tô muito encantada! Ps: Já falei que sou meio fluente em francês? A-há!
    Um beijo enoooooooooooorme! E ótima semana.
    Paula, Poetisa & Literária

    Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Oh, God, estou atrasada nas respostas, ignora, HASIUDHAUIDHASUIDHASUIDHUIA. Sim, vale, porque eu mesma me apaixonei perdidamente por elas *ooo* Tinha visto em um outro blog, agora não lembro qual, acessei o site e fiquei completamente viciada em montar esses paper toys. É muito amor pra pouco papel ❤ HAUISDHASUIDHASUIDHAUI
      E não é? Não tenho nenhum decorando minha estante (ainda), pois ela é estreita e só cabem os livros mesmo. Mas, assim que eu reformar meu quarto e comprar uma estante nova, deixo espaço livre para decoração e uso esses paper toys para decorar. Já pensou que meigo a Torre Eiffel em frente a um livro em que a história ocorre na França? O Big Ben em frente aos livros da trilogia As Peças Infernais? Aaaaaaah, é amor demaaaais *——-*
      Fico feliz por saber que gostou tanto assim, espero que se divirta tanto quanto eu ao montar as miniaturas. E olha, sério? Acho uma língua muito linda, mas não sei se teria cabeça para aprender, hehe.
      Beijos e ótima semana pra ti também ❤

      Curtir

Confessionário

