Lista X #2: Onze livros adaptados para o cinema em 2014

Olá, pessoas!

Depois de pensar um pouco, resolvi transformar a recente coluna “Top X” em “Lista X”. Achei que a segunda me daria uma liberdade maior para trabalhar, já que não necessariamente precisaria ser um top, com a indicação dos melhores, apenas uma lista de itens em comum. Sendo assim, a partir de hoje será “Lista X”, com assuntos aleatórios que pipocarem na minha cabeça :3 Aproveitado o assunto, recebi uma newsletter da editora Novo Século, informando que os livros “Apenas um Dia” e “Apenas um Ano“, da autora Gayle Forman, tiveram seus direitos comprados pela Universal Pictures, e que os dois serão unidos para formar um novo filme, após o sucesso das bilheterias de “Se eu Ficar”. Enquanto passeava pela página da notícia, no site da Veja, me deparei com uma lista de livros que foram adaptados para filmes em 2014, então aproveito para relacioná-los aqui.

11. A Menina que Roubava Livros

a menina

Adaptação do romance de mesmo nome do australiano Markus Zusak, o filme estreou no Brasil em janeiro. O livro conta a história de Liesel Meminger, uma garota que se encanta pelo mundo dos livros e começa a furtá-los, seja de uma fogueira feita pelo Partido Nazista ou de uma luxuosa biblioteca da esposa do prefeito da cidade onde vive. Em plena Segunda Guerra Mundial, a família de Liesel ainda tem que lidar com Max, um rapaz judeu que pede abrigo para fugir dos nazistas.”

Skoob | Filmow

10. A Arte de Produzir Efeito sem Causa (livro) – Quando Eu Era Vivo (filme)

quando eu era vivo

O livro de Lourenço Mutarelli inspirou o filme de terror Quando Eu Era Vivo, que estreou de janeiro. O romance conta a história de Júnior, um rapaz que volta a morar com o pai no apartamento em que foi criado após se divorciar e perder o emprego. O retorno reaviva antigas lembranças, em particular os rituais sombrios realizados em companhia da falecida mãe.”

Skoob | Filmow

9. Philomena

philomena

O longa adaptado do romance de Martin Sixsmith e indicado ao Oscar de melhor filme chegou ao Brasil em fevereiro. O livro conta a história real de Philomena, uma adolescente grávida que se abriga em um convento para expiar seus pecados. Três anos depois, ela é separada de seu filho, que é vendido pela igreja e adotado por um casal americano. Philomena passa os 50 anos seguintes em busca do filho perdido, enquanto ele procura a mãe.”

Skoob | Filmow

8. Caçadores de Obras-Primas

caçadores

O filme que estreou no Brasil em fevereiro é baseado no livro de mesmo nome escrito por Robert M. Edsel. A obra narra a história real do roubo de obras-primas a mando de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que os nazistas tenham se apoderado de mais de 5 milhões de peças.”

Skoob | Filmow

7. Divergente

divergente

Adaptação do primeiro volume da trilogia escrita por Veronica Roth, o filme estreou no Brasil em abril. Os livros contam a história de uma sociedade futurista dividida em cinco facções responsáveis por administrar a cidade. Alguns dos líderes das facções possuem artíficios para dominar a mente de seus comandados. Os que são imunes a essa força são chamados de divergentes e considerados uma ameaça para a paz da sociedade.”

Skoob | Filmow

6. A Culpa é das Estrelas

acede

Versão cinematográfica do romance escrito por John Green, A Culpa É das Estrelas conta a história de Hazel Grace, uma adolescente com câncer na tireoide que se apaixona por Augustus “Gus” Waters, um rapaz que teve osteossarcoma e precisou amputar uma perna. Os dois se conhecem em um grupo de apoio e vivem um romance honesto, sem muitas expectativas para o futuro. No Brasil, o filme estreou em junho no Brasil.”

Skoob | Filmow

5. Se eu Ficar

se eu ficar

O livro da escritora americana Gayle Forman, que chega às livrarias brasileiras em agosto pela editora Novo Conceito, será adaptado para o cinema pelo diretor R.J. Cutler (The September Issue). Na história, a jovem Mia (Chloe Grace Moritz) sai para um passeio de carro e sofre um grave acidente, ficando entre a vida e a morte.”

Skoob | Filmow

4. O Doador* (livro) – O Doador de Memórias (filme)

o doador

O livro da americana Lois Lowry, O Doador (Editora Arqueiro) ganha os cinemas em agosto com a adaptação O Doador de Memórias. O filme conta com nomes de peso no elenco, como Meryl Streep, Katie Holmes, Jeff Bridges e a cantora Taylor Swift, e foi dirigido por Phillip Noyce, conhecido por Salt(2010) e O Colecionador de Ossos (1999). A história gira em torno de uma sociedade que acredita viver uma organização ideal, com comunidades divididas e poucas opções de escolha. Logo, o protagonista, Jonas (Brenton Thwaites), descobre que vive em uma farsa.

* O livro foi relançado pela editora Arqueiro como também “O Doador de Memórias”

Skoob | Filmow

3. Maze Runner – Correr ou Morrer

maze

O livro do escritor americano James Dashner Maze Runner – Correr ou Morrer (V & R Editoras) é a inspiração para o filme de mesmo nome que chega ao Brasil em setembro pelas mãos do diretor estreante Wes Ball. Na história, contada em uma série de três livros, o adolescente Thomas desperta em um local estranho, chamado Clareira, que é cercado por um labirinto. Sem nenhuma lembrança do passado, o garoto passa a conviver enclausurado com outros meninos de sua faixa etária, que tentam desvendar o lugar para fugir.

Skoob | Filmow

2. Garota Exemplar

exemplar

Baseado no livro de Gillian Flynn, o filme estreia em outubro nos Estados Unidos e no Brasil. No romance, Amy desaparece no dia do aniversário de seu casamento e seu marido, Nick, é o principal suspeito. Ele começa a investigar o caso e tenta convencer os moradores da cidade de que é inocente.

Skoob | Filmow

1. Jogos Vorazes: A Esperança (Parte 1)

esperança

A primeira parte do filme inspirado no livro A Esperança, terceiro da trilogia criada pela americana Suzanne Collins, chega ao Brasil em novembro. Nela, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence no cinema) se vê livre do poder da Capital e lidera uma rebelião contra o governo ditatorial de Panem, país fictício onde se passa a história.

Skoob | Filmow

Bônus: O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos

1

Não estava na lista da Veja, mas tenho muitos amigos que são grandes fãs, então não poderia deixar de fora. Tendo sido dividido em três filmes, a parte final de O Hobbit, de J.R.R. Tolkien finalmente chega às telonas. Com a conclusão da aventura épica de Bilbo Bolseiro e a Companhia dos Anões, o filme chega aos cinemas em 11 de dezembro.

Skoob | Filmow

E vocês, já assistiram ou querem assistir a algum desses filmes? Acham que ficou faltando algum na lista? Deixem nos comentários 😀

12 comentários sobre “Lista X #2: Onze livros adaptados para o cinema em 2014

  1. naiadepinheiro disse:

    Oi Liah!
    Olha eu aqui de novo! hahaha
    Nossa, esse ano foi uma loucura para os leitores, né?! Tantas adaptações, que maravilha!
    A sua lista já começou arrancando meu coração, com um dos meus livros preferidos da vida: A Menina que Roubava Livros é uma história que eu indico pra toda e qualquer pessoa que me pergunte, e ver essa história passando no cinema foi emocionante para mim ❤
    Eu amei demais o filme, realmente achei muito, muito bom, mas sou suspeita para falar! hahahaha
    Eu não assisti os números 10, 9, 8, 5 e 4, mas confesso que fiquei louca para ver O Doador de Memórias, Se Eu Ficar (claro) e Philomena, vou procurar para assistí-los logo!
    E O Hobbit é um dos mais aguardados por mim para 2014! Sou apaixonada por tudo que envolve a Terra Média, e não vejo a hora de assistir o desfecho dessa história!

    Adorei a listinha! 🙂

    Beijos!
    http://www.meuqueridolivro.com

    Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Oi, Naiade!
      Nossa, nem fala! Esse ano foi incrível para os leitores, tivemos muitas adaptações fantásticas *——* Foi um ótimo ano para ir ao cinema, e as adaptações (pelo menos as que vi) ficaram muito bem feitas ❤
      Ainda não li/assisti A Menina que Roubava Livros, estou com um certo tipo de bloqueio, sabe? Não consigo me convencer a começar a leitura 😦
      Ainda não me entreguei aos mistérios da Terra Média, pelo menos não nos livros. Então gosto dos filmes, mas ainda falta aquele "tcham" a mais, sabe? Tenho que separar um tempo para conhecer a obra de Tolkien, acho que não vou me decepcionar xD
      Beijos e ótima semana!

      Curtido por 1 pessoa

      • naiadepinheiro disse:

        Oiee!
        Nossa, LEIA A Menina que Roubava Livros! É um dos melhores livros que já li em toda a minha vida!
        Tenho CERTEZA que você vai gostar, é só começar que a leitura vai fluir, é uma história linda demais!
        E sobre as obras do Tolkien, eu sou realmente fascinada pelos filmes! E dos livros eu só li O Hobbit, não consegui ler O Senhor dos Anéis. Então realmente te entendo. Para ler Tolkien tem mesmo que estar inspirada, e eu não achei ainda a inspiração para ler todos. Quem sabe um dia… hahaha
        Beijos!!

        Curtir

  2. tecamachado disse:

    São muitos livros maravilhosos transformados em filmes fantásticos nessa sua lista.
    Garota Exemplar foi um dos melhores que eu li esse ano e assisti. Foi de uma ousadia incrível.
    As minhas paixões adolescentes A Culpa é das Estrelas, Maze Runne, Divergente e Jogos Vorazes, então, nem se fala. Não tenho do que reclamar.
    😀
    A Menina Que Roubava Livros é muito bom, mas gostei beeeeeeeeem mais do livro (Normal, né?). É aquele tipo de história que funciona melhor em livro do que filme.

    Beijooos

    http://www.casosacasoselivros.com

    Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Oi, Teca!
      Acabei ficando bem curiosa com a lista, já que ainda não assisti a todos os filmes mencionados. O Garota Exemplar está me seduzindo demais, mas fico sem saber se leio o livro primeiro ou não, já que sempre costumo ler antes de ver o filme. E eu AMEI A Culpa é das Estrelas, Maze Runner e Divergente, e já estou LOUCA para assistir A Esperança (ainda não consegui ir 😦 )
      Ainda não li A Menina que Roubava Livros, acho que deixarei para o próximo ano, hehe.
      Beijos e ótima semana!

      Curtir

  3. Paula Mirella disse:

    Hey, Liah! SAUDADES! Sim, estou sumidíssississima. Mas quem é vivo sempre aparece \o/ HAHAHAHAHA.
    Fui na livraria recentemente e vi essa novidade da Gayle (Apenas um dia). Não achei a capa essa coisa toda, e juro: nunca mais vou pelas propagandas que fazem dos livros dela, devido à decepção que tive com Se eu Ficar. Talvez eu esteja sendo muito precipitada, mas fazer uma leitura forçada é a pior coisa do mundo. Quando eu realmente estiver com vontade de conhecer essa nova história, mergulharei de cabeça. Mas por enquanto… é uma vontade bem, bem distante.
    Achei a ideia muito legal, em relação a mudança do nome da coluna. Lista X te dá um espaço beeeem maior para fazer essas postagens mara que eu amo tanto! ❤
    Dos filmes citados, só fiz a leitura de A Menina que Roubava Livros ( que é verdadeiramente incrível e incomparável ), Se eu Ficar e A Culpa é das Estrelas. Realmente, foram todos esperados demais! Não tem um aí que eu diga que ficaria de fora. Estou com a coleção completa de Maze Runner ( exceto Ordem de Extermínio ) aqui em casa e ainda não li. Acredita? Nunca tentei resenhar um livro de série, saga, etc. Tenho medo de dar algum spoiler, enfim. Foi mais por isso mesmo, hehe. Mas perdi esse medinho. Estou com outros romances fantásticos aqui só esperando para serem devorados… ❤ Não sei por onde começar!
    Você pretende comprar O Doador de Memórias? Achei o livro bem interessante pela sinopse.
    Um beijo enorme!
    Paula, Poetisa & Literária

    Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Heeeeeey, Paula! Saudades de ti também *———* Fico feliz que esteja de volta < E apesar de esperar um pouco mais do fim da trilogia Mazer Runner, foi uma boa leitura. É realmente envolvente e te prende durante toda a viagem. E eu AMO a trilogia Divergente, DEMAISDEMAISDEMAISDEMAIS. Gosto da escrita, da premissa, do desenvolvimento, dos personagens, de tudo. E, inclusive, o Quatro entra no meu top amores literários. Aaaaah ♥
      Tenho vontade de ler, mas também li uma resenha que disse que o fim deixou um pouco a desejar, então fico dividida. Como não pretendo comprar livros novos até terminar os que já comprei (com exceção de continuação das séries que já tenho), acho que vou ficar um tempo sem comprar nada, aí consigo me decidir até lá.
      Beijão e um ótimo fim de semana!

      Curtir

  4. gabrielaamoroso disse:

    Oii Liah! 😀
    Confesso que só assisti A menina que roubava livros e AMEI! Mas to doida para assistir Garota Exemplar, ACEDE, Se eu ficar, O Doador de memórias e A Esperança (parte 1). Divergente e Maze runner eu queria ler o livro antes, então acho que vai demorar um tempinho para eu assistir.
    Adorei a relação e pode fazer mais posts desse estilo, porque enchem a gente de vontade de sair assistindo/lendo tudo o/ haha

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    Curtir

    • Liah Nogueira disse:

      Oi Gabi! xD
      Ainda não assisti ao filme de A Menina que Roubava Livros, mas é porque ainda não li o livro e quero esperar. O mesmo acontece com Garota Exemplar, mas acho que vou acabar assistindo ao filme de qualquer jeito, porque parece ser bom, hehe. Divergente, ACEDE e Maze Runner são os que assisti, e os três foram MUITO bons. Mas, AI MEU DEUS, como estou ansiosa para assistir A Esperança! *-* Só tenho que esperar um amigo voltar de viagem, pois combinei que assistiria com ele – mimimi #chora.
      E aah, que bom que gostou *—–* Estava buscando formas de diversificar o conteúdo, sem sair da linha dos livros, e estava um pouco perdida, hehe.

      Beijos e até mais :3

      Curtir

Confessionário